domingo, 28 de maio de 2017

Criaturas da Noite: Bruxas

Oi gente!!
Após eu ficar um bom tempo sem postar nada nesse quadro, eu estou de volta com um novo tema: As Bruxas!


Todos nós conhecemos as bruxas com mulheres feias, deformadas, malvadas e com uma risada assustadora e perturbadora, não é?
Mas vocês sabia que as bruxas nem sempre foram assim? E que na Idade Média, elas foram tão temidas quanto os vampiros? E que elas existem na Vida Real?
Hoje eu vou falar delas para vocês!


A bruxaria já era citada desde a Antiguidade. Segundo registros, na Era Celta, as bruxas eram sábias mulheres com conhecimentos medicinais um tanto quanto avançados para aquela época, e por isso, todos levavam em conta de que esses métodos medicinais tinham alguma ligação com o Sobrenatural, mas na todos levavam isso como algo normal na Era Celta.


Mas isso tudo mudou durante a Inquisição do Cristianismo, na Idade Média. A Igreja Católica passou a perseguir todos aqueles considerados Hereges, e claro, as bruxas eram alguns desses alvos.


Os cristãos passaram a acreditar que as bruxas eram adoradoras do Demônio, e por causa disso, todas as mulheres que praticasse qualquer tipo de magia ou bruxaria, eram condenadas ou a fogueira ou a forca.


E não eram apenas as mulheres praticantes de bruxaria que eram perseguidas. Qualquer mulher, que tivesse algum pensamento diferente da Igreja Católica, também já eram consideradas bruxas, e tinham o mesmo destino (Eu obviamente também iria parar na fogueira se tivesse nascimento daquele tempo kkkkk)


E desde então, os pais da Era Medieval, passaram a aterrorizar suas crianças, contando que as bruxas eram demônios que sequestravam e devoravam crianças, lançavam pragas, transformavam pessoas em animais e etc.


As bruxas também tinham como símbolo ou representação, o gato preto.
Por que gatos? Pela maioria das bruxas possuirem gatos como animais de estimação, a Igreja passou a transmitir a imagem de que os gatos pretos eram a personificação do mal ou até mesmo do próprio Demônio. Obviamente, esse deve ser o motivo da famosa superstição de que "Gato Preto dá azar", mas eu nunca acreditei nesse tipo de coisa.

O tempo passou, e no Século XVI, na Inglaterra, a bruxaria passou a ser considerada um crime, e óbvio, com a morte como punição.
A idéia de bruxaria também chegou as Américas, durante a Colonização, passando também a aterrorizar os americanos. Sendo assim, os americanos da Igreja Protestante passaram também a acusar escravas africanas de bruxaria, apenas por praticarem suas religiões nativos.
Um desses casos envolvendo isso, foi na cidade Americana de Salem, que aliás, também foi o caso mais famoso da Histeria das Bruxas, mas deixarei isso pra falar mais pra frente aqui no Blog.

Mais um tempo passou, e no Século XIX, durante a Era Vitoriana, com o avanço da Ciência, a bruxaria passou a ser vista como uma piada, e a antiga lei, que proibia a bruxaria e a punia com a morte, foi alterada, dizendo que quem dizer praticar bruxaria, levaria uma multa, e passaria a ser visto como louco.


E enfim chegamos nos dias atuais, e as bruxas passaram a fazer parte da cultura popular. No filme O Mágico de Oz, de 1939 (Ano em que o meu avô nasceu) tivemos a primeira imagem da típica bruxa que conhecemos hoje. Aquela mulher feia, de nariz enorme, o rosto cheio de verrugas e com a gargalhada aterrorizante. Essa idade também serviu de influência para as demais bruxas que vieram logo em seguida.

E se existem bruxas na vida real? Sim! Existem!
Elas seguem a religião Wicca (Que aliás, eu admiro e me fascino muito), e são pessoas como nós: Estudam, trabalham, vão na balada, bebem e etc.
Mas óbvio, muitas pessoas ainda não vêem isso com os mesmo olhos, então é óbvio que a descriminação ainda é bem predominante.

Enfim galera, espero que tenham gostado de saberem mais sobre as bruxas.
Até a próxima!!!
😘😘😘

Nenhum comentário:

Postar um comentário